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Educação e Inclusão
A capacidade funcional do ser humano inicia-se desde a infância, percorre a adolescência e a vida adulta, sendo caracterizada pelas habilidades neuro-motoras, sensoriais, lúdicas, cognitivas, laborativas, sócio ocupacionais, dentre outras. Partindo desse pressuposto, a criança com síndrome de Down, sendo uma pessoa com necessidades educativas especiais, apresenta dificuldades no desenvolvimento pleno de sua capacidade funcional, principalmente no tocante às atividades cognitivo-pedagógicas e escolares.
A Pedagogia como ciência social tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Ela está conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.
Muito mais crianças com síndrome de Down têm entrado em escolas da rede regular de ensino. Este é o resultado de muitos fatores. Pressão dos pais com o apoio de organizações voluntárias encorajaram desde 1981 a secretaria de educação a integrar alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas comuns se os pais assim o desejassem. Em 1997 um documento propôs que alunos com necessidades educacionais especiais deveriam estar em escolas comuns.
O FOLHETO ABAIXO, TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE O PERFIL DE APRENDIZADO TÍPICO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E BOAS PRÁTICAS PARA SUA EDUCAÇÃO, DESTA FORMA, PAVIMENTANDO O CAMINHO PARA UMA
INCLUSÃO BEM-SUCEDIDA.